quinta-feira, 9 de maio de 2013

ArteSul Contemporáneo, gaúchos em Montevidéu

Pintura "Multiplicações" do Grupo Superfície
está na sala XL do Centro Subte até 2 de junho.
O Grupo Superfície representa a cidade de Pelotas na exposição ArteSul Contemporáneo, coletiva com a curadoria de Vera Pellin, atual diretora do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi).

Os expositores são artistas ou grupos gaúchos que participaram do 1º Prêmio "Incentivo à Produção de Artes Visuais", organizado pelo IEAVI, órgão da Secretaria de Estado da Cultura (v. no blogue do IEAVI).

Segundo descrição da curadora da mostra, as obras utilizam variadas linguagens plásticas, entre desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, vídeos, objetos e instalações com diferentes materiais e suportes. Os trabalhos fazem parte de projetos autorais inovadores que exploram novas formas de conhecer, ver, pensar e sentir a arte.

O evento foi inaugurado em 25 de abril e segue até 2 de junho, no coração da capital uruguaia, no  Centro de Exposiciones Subte, localizado na Plaza Fabini, também conhecida como Plaza del Entrevero. O espaço, administrado pela prefeitura municipal, lembra uma estação de metrô (veja seus objetivos), daí seu nome, mas a cidade não tem metrô.

Livro de artista do Grupo Superfície
Durante 2013, Montevidéu é a Capital Ibero-Americana da Cultura,e tem uma intensa programação cultural. Uma atividade recente foi o recital de canto e piano com Carla Domingues, soprano gaúcha, e Ani Álvarez, pianista uruguaia (v. nota de abril passado).

O Grupo Superfície é formado por Carla Borin, Carla Thiel, Daniela Meine, Natália Hax, Mariza Fernanda e Paloma De Leon, acadêmicas do Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel. Como já vimos em diversas ocasiões aqui no blogue, as artistas pelotenses trabalham com um método coletivo de criação, e já expuseram em diversas cidades do Estado, sendo esta sua primeira participação internacional.

Nome e formato do espaço cultural sugerem uma estação de metrô em Montevidéu.
Fotos: Superfície

Nenhum comentário: