sexta-feira, 10 de maio de 2013

Alívio Imediato, teatro terapêutico

"Alívio imediato" estreou em outubro de 2012
“Alívio Imediato” é um experimento poético do aluno de Teatro Carlos Eduardo Pérola, sob a orientação do professor Adriano Moraes. A peça foi criada dentro do Núcleo de Teatro Universitário da UFPel e estreada em outubro de 2012.

Cada sessão admite 10 espectadores. Desde sua estreia, já houve sete apresentações, que foram presenciadas por cerca de 80 pessoas. Agora, ao longo de maio de 2013, encontra-se em nova temporada, sextas e sábados, sempre na sede do Núcleo (Andrade Neves 1149).

No primeiro ano do curso, Carlos já havia pesquisado o tema “O Trabalho do Ator com Síndrome de Asperger”. Trata-se de uma forma de autismo que altera a afetividade e a sociabilidade, mas não as habilidades de linguagem e fala (v. na Wikipédia).

O próprio acadêmico descobriu no teatro (antes estudava História) uma forma de enfrentar essa síndrome e desenvolver-se como pessoa. Com este experimento, ele propõe entre linhas que o teatro seja um modo de liberação para a pessoa com inibições emocionais e do comportamento.

Na peça teatral, ele obtém "alívio imediato" para algumas inquietações inerentes à síndrome. As palavras centrais são catarse e reabilitação.

De acordo à nota de divulgação (ver no sítio da UFPel), o experimento se realiza numa casa com vários quartos e salas, e o único ator conduz o público pelos cenários, à medida que constrói uma espécie de brincadeira linguística. Ele se diverte com a pronúncia, o movimento e o gesto concreto, sem se importar com os significados nem o idioma usado, envolvendo o espectador nessa diversão e originando, também neste, um "alívio". A atividade permite reflexões sobre a mentalidade infantil nos primeiros anos de vida e sobre a recuperação de transtornos psíquicos.
Andrade Neves 1149, Pelotas

O espaço teatral cria uma dimensão paralela à realidade e permite, assim, em jogos muito básicos, que se realizem fantasias e extravasem dificuldades pessoais. Portanto, esta criação experimental encontra-se mais próxima à psicopedagogia e à psiquiatria, analogamente ao Psicodrama, do que à área literária e dramatúrgica.

O experimento tem direção teatral de Adriano Moraes e Elias Pintanel; cenários e figurinos de Marcelo Silva. Informações e reservas para as apresentações: ufpel.teatro@gmail.com. Veja mais sobre Carlos Eduardo Pérola em seu blogue Alívio Imediato.
Imagens da web

Nenhum comentário: