sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sarau destaca Vinicius

Poesia e música na Biblioteca Pública Pelotense
Vinícius, segundo
William Medeiros
O Sarau Poético-Musical na Biblioteca inicia o ano de atividades homenageando o emblema máximo da poesia musicalizada: Vinícius de Moraes. Este ano comemora-se seu centenário, pois ele nasceu em 1913, mais precisamente em 19 de outubro.

Foram convidados a este 29º Sarau, como declamadores-autores: Jandir Zanotelli, Katherine Conceição, Ligia Monassa Farias e Luís Artur Borges. Xana Gallo traz a música ao vivo, centrada precisamente no poeta da bênção e da paixão.

A psiquiatra Catherine Lapolli falará sobre a vida e obra de Vinícius. Em 2010 ela escreveu um artigo psicanalítico e proferiu palestra sobre o autor (v. a nota Vinícius ao Som de Freud). Sobre o escritor-cantor, pode ser visto na internet o documentário completo Vinicius, de 2h de duração.

Os coordenadores do Projeto Sarau Poético BPP – que está por iniciar seu quarto ano – são Daniela Pires de Castro, Getúlio Matos, Mara Agripina Ferreira e Pedro Moacyr Pérez da Silveira. Todos os encontros têm entrada franca ao público.

O Sarau do Poetinha é na terça 30 de abril, das 19h30 às 22h, no salão térreo da BPP. No final, os presentes também podem inscrever-se para uma declamação.

No vídeo abaixo, escute o "Monólogo de Orfeu" na voz do autor carioca, em gravação de 1968, realizada em casa de Amália Rodrigues (CD Amália-Vinicius).

Nenhum comentário: