domingo, 7 de abril de 2013

Pesquisa sobre afrodescendentes peruanos


As pesquisadoras brasileiras Gabriela Watson e Danielle Almeida vinham estudando, por separado, a realidade dos afrodescendentes e decidiram reunir o material num documentário de 45 minutos (acima, nota do Jornal da Gazeta).

Denominado "Nosotros, Afroperuanos", o filme foi exibido ontem (6) em São Paulo, no Memorial da América Latina. Também houve um debate com as produtoras-diretoras, e uma apresentação musical de Danielle Almeida e o coletivo Insorama, com canções afro-peruanas (detalhes no anúncio à esq.).

O documentário estreou no 6º Encontro de Cinema Negro, em novembro de 2012, o único encontro brasileiro que reúne cineastas negros de toda a diáspora. Também foi exibido no Centro Cultural de España, em Lima, e na 2ª Muestra de Cine Independiente de Osorno, no Chile.

Após a apresentação em São Paulo, já existem outras em vista, sempre com o fim de estimular a discussão sobre a questão racial e sobre a aproximação entre as nações latino-americanas.

Danielle Almeida, que é bacharel em Música pelo Conservatório da UFPel, está há mais de nove anos estudando sobre cultura negra latino-americana, com foco no aspecto musical. Em 2011 ela foi pesquisar no Peru, sem saber que, meses antes, Gabriela havia abordado a realidade da população negra nesse país do ponto de vista jornalístico. Formada em Comunicação Social, desde 2006 ela produz reportagens sobre a cultura afro-brasileira, e desde 2008 visita cidades afro-peruanas. 

Gabriela Watson e Danielle Almeida
Inicialmente, em 2011, Gabriela pretendia fazer uma reportagem curta, mas a grande quantidade de filmagens que as duas pesquisadoras geraram permitiu preparar um documentário mais longo.

Em 2012 e 2013 elas voltaram ao Peru, com recursos próprios, e ampliaram sua pesquisa, agora com apoio de ONGs e do Consulado do Peru no Brasil. Veja mais informações sobre este trabalho no portal Afro Press.
Imagens: Rose/Pérola Negra (1) e G. Watson (2)

Nenhum comentário: