quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pelos artistas da terra!

Vitrine da Pompeia homenageou doceiras e FENADOCE.
O tema da Feira em 2001 foi a cultura gaúcha (v. nota).
Com o título acima, o Diário Popular publicou, nos Instantâneos de 22 de junho de 2001, um texto de Luíza Ferrugem, transcrito abaixo. 

Era o último fim de semana da 9ª Feira Nacional do Doce, uma das primeiras a ser organizada pela CDL, num antigo pavilhão da CICASUL, e já com frequência anual. 

Doze anos depois, o mesmo comentário da leitora vale para a 21ª FENADOCE, que promete 5 "shows nacionais", modo de referir-se às atrações musicais mais caras, de fora do Estado. Os artistas locais não despertam a mesma atração no grande público. A diferença pode estar na inversão em marketing.


Fico impressionada com as pessoas que parece que necessitam de espetáculos nacionais para valorizar um evento como a FENADOCE.

Quantas vezes, no Carnaval da Bahia, em trios elétricos os artistas não são baianos? Quantas vezes, no sambódromo, ouvimos baterias de escolas sem cariocas?

Mas, em Pelotas, queremos assistir somente shows nacionais. Cheguei a ouvir comentários do tipo: "Ah! Este ano não vai ter graça. Não tem nenhum show grande!"

O que seria um show grande? Além de ser de grande qualidade musical, ter poetas reconhecidos, músicos da maior qualidade e que são da nossa terra. Isso não os desvaloriza, até porque tentam - ainda que com pouco apoio - engrandecer o nosso Rio Grande do Sul.

Se não dermos valor ao que é nosso, não teremos jamais idéia da grandeza de um evento que vem crescendo e que, por competência e consciência dos organizadores, não será mais um castelo de areia que se desmanchará ao primeiro temporal.
Luíza Ferrugem
junho 2001

POST DATA 19-4-13
A FENADOCE anuncia cerca de 200 apresentações com artistas da região, muitas das quais são de música nativista.
Atrações nacionais deste ano (ouça música nos links abaixo):
1 junho Só Pra Contrariar, pagode mineiro
7 junho Oba Oba Samba House, pagode paulista
junho Lulu Santos, pop-rock carioca
15 junho Sambô, samba-rock paulista
16 junho Guri de Uruguaiana, humorista gaúcho

Nenhum comentário: