sexta-feira, 26 de abril de 2013

Duo Ímpar começa a publicar


O Duo Ímpar disponibilizou ontem (25) em seu novo blogue as primeiras obras em serem gravadas e publicadas pela agrupação: as Três Peças Pelotenses (Milonga, Singela Canção e Rondó), composição até então inédita do violonista Ivanov Basso. Escute a primeira delas (abaixo). O trabalho é feito em Pelotas por gente da terra, e tem em vista levar o nome da cidade para lugares distantes.

O violonista Maurício Mendonça e o flautista Gil Soares apresentam-se como um par único. Não há contradição, pois este duo não tem par. O curioso é que eles conseguem soar como uma unidade e, ao mesmo tempo, sugerir uma multiplicidade sonora além das aparências. Vemos dois tocando, mas ouvimos algo mais: por especiais efeitos técnicos, às vezes se pressente um segundo violão ou uma segunda flauta. Portanto, o Duo é ímpar porque não são simplesmente dois.

Em preparo de um CD ou EP, o grupo também oferece, com as Peças Pelotenses, uma quarta faixa: Nubes de Buenos Aires (ouça aqui), segunda parte de Dos Aires Candomberos, do compositor e violonista argentino Máximo Pujol. Nesta peça, o Duo se assume como Trio, com o apoio do percussionista Nando Barcellos (do A Vapor Estúdios).

O artista Pablo Conde (v. no Flickr), autor da figura acima, é quem ilustra visualmente os trabalhos do Duo. Leia mais sobre Maurício e Gil no post Duo Ímpar, um coquetel musical.

Nenhum comentário: