segunda-feira, 4 de março de 2013

Máscaras artísticas no bar

Aproveitando a proximidade do carnaval, ainda que este não tenha sido celebrado em Pelotas – integrantes do MAPP prepararam uma série de máscaras decorativas, em exposição no Bar João Gilberto desde quinta 21 de fevereiro.

Máscara pintada, de Paula Battipaglia
Cada artista utilizou uma técnica particular, como pintura sobre cerâmica, colagem de tecido ou pedras, constituindo máscaras teatrais, mosaicos ou mandalas. Ainda que óbvio, é preciso dizer que as máscaras servem para cobrir o rosto; aqui, porém, elas foram feitas para serem olhadas em si mesmas.

Paula Battipaglia deu um ar psicodélico a duas máscaras, como a da foto à direita, dentro do estilo com que começou a pintar em 2009. Aqui no blogue comentei sua primeira exposição, inspirada no "Submarino Amarelo" dos Beatles (leia a nota).

Por outro lado, Raquel Grinberg formou uma cara feminina em mosaico, técnica na qual trabalha há anos com sucesso. O princípio é o mesmo das máscaras – representar traços de um rosto humano – e segue também a finalidade decorativa, mas o uso do mosaico faz que a ligação com o teatro ou o carnaval seja somente indireta.

Cara em mosaico, de Raquel Grinberg
Além das duas artistas citadas, estão expondo nesta ocasião Alice Bender, Elenise de Lamare, Graça Antunes, Kaká Ferreira, Leniza Coelho, Maria Cristina Leonardo, Nuri Saccol e Taisa Hoffmann, todas integrantes do Movimento de Artistas Plásticos de Pelotas.

Os 19 trabalhos estão à venda e podem ser melhor apreciados das 16h às 21h, quando há menos movimento no Bar (Gonçalves Chaves, 430), até quarta 20 de março, somente de terça a sábado. Mais informações pelo fone 9116 6460.
Fotos: F. A. Vidal


Nenhum comentário: