sábado, 23 de março de 2013

Madu Lopes é destaque no Piquenique

Manoel Eduardo Lopes de Oliveira, o artista plástico Madu Lopes
A Praça da Liberdade será uma galeria a céu aberto amanhã (24), quando receberá as obras de Madu Lopes durante o 18º Piquenique Cultural. As obras de Madu são, quase todas, representações femininas em formatos ovais, sendo produzidas em esculturas e pinturas, em diversos suportes e tamanhos (veja as citações a Madu neste blogue).

Colagem sobre papel, de Madu Lopes (2009)
Para suas esculturas, ele achou nos porongos o suporte ideal, barato, ovalado e de tamanho manuável. No sítio Viva o Charque, Madu é apresentado como artesão em porongos.
Nas pinturas, além das representações femininas, ele acrescenta formas e símbolos que para ele são significativos de seus gostos e momentos pessoais (v. matéria no blogue do Piquenique).
Em exposição no Corredor Arte em 2009, Madu apresentou uma inovação formal dentro de seu estilo conhecido: desenhos e colagens em papel (dir.). Por encomenda, ele criou em 2011 um mural de 14 metros para a concessionária de veículos UVEL, hoje desfeito por reforma do salão de vendas.
Veja outras imagens no blogue Estrelário de Madu Lopes, a Galeria de Madu no Flickr, mais as notas O estrelário de MaduDe Satolep para a Capital (de Lu Gastal) e Madu Lopes e suas porongas (do Ateliê da Nanda).
O 4B Ações Culturais e Artísticas publicou no mês passado uma reportagem sobre o artista e seu modo de criação (vídeo abaixo).

Nenhum comentário: