sexta-feira, 15 de março de 2013

Ciclo de cinema reinicia com desenho adulto


O "Ponto de Vista – Ciclo de Cinema e Design", projeto de extensão do IFSul, reinicia este sábado (16) às 17h, no auditório principal, com o desenho animado Les Triplettes de Belleville (2003). O projeto busca fazer reflexões sobre cinema e cultura, à base de teorias do design, mediante sessões gratuitas e abertas à comunidade. Em 2013, a proposta é analisar temas relacionados com animações e tecnologias.

Dirigido por Sylvain Chomet, "As bicicletas de Belleville" é um longa (78 min) de aventuras e comédia, dirigido ao público adulto. Foi indicado para maiores de 13, nos Estados Unidos (10, no Brasil). A co-produção uniu França, Canadá, Bélgica, Reino Unido e Letônia, e teve duas nominações ao Oscar de 2004 (melhor animação e melhor música). A estreia havia sido no Festival de Cannes de 2003 (informações tomadas do portal IMDB).

Jean "Django" Reinhardt (1910-1953), pai do jazz europeu,
em desenho que imita os traços da década de 1930
O filme conta a história de Champion, neto de Madame Souza, e apaixonado por ciclismo. Já adulto, Champion é raptado durante a Tour de France, o que faz sua avó atravessar o oceano a sua procura, com ajuda do gordo cão Bruno.

O relato descreve a cultura ocidental do século XX, com caricaturas da máfia ítalo-americana e de artistas da época, como Josephine Baker e o violonista de jazz Django Reinhardt (dir.). Os próprios traços gráficos da animação mudam quando se representam cenas mais antigas, como o trio de cantoras que se apresentava nos anos 30.

Entre diversos anacronismos, uma aparição do presidente De Gaulle, que governou na França nos anos 40, 50 e 60, e uma interpretação do fado "Uma casa portuguesa", na voz de Amália Rodrigues (ouça aqui).

No vídeo abaixo, a apresentação do quarteto da senhora Souza e as trigêmeas de Belleville no restaurante em que se encontram os mafiosos que sequestraram Champion. O ambiente e os personagens são tipicamente norte-americanos, com homenagem a suas raízes francesas.

Nenhum comentário: