sábado, 16 de fevereiro de 2013

Poema para Lígia Antunes Leivas

Ao saber do falecimento da professora Lígia Antunes Leivas, o poeta e artista gráfico Nathanael Anasttacio compôs para ela a seguinte homenagem. Sobre o autor, veja o post Poemas sociais de Nathanael Anasttacio

Foi graças à critica generosa e amiga de Lígia que resolvi publicar meu primeiro livro "Inquilinos da Intolerância", livro o qual ela tão gentilmente apadrinhou com seus elogios e texto de orelha. Ela emocionou-se, lembro bem, ao ler a contracapa do meu segundo livro e disse que eu jamais parasse de escrever. 
Sinto muito ela não poder ver meu próximo livro, a ser lançado este ano ... mas com certeza será em homenagem a esta poetisa exemplar, amiga e incentivadora que com certeza fará muita falta à cultura pelotense.


A estrela de Lígia

Li ...

No céu a estrela fria
Soube há pouco ... uma estrela sumia
Agonia-me saber ... a estrela morreu

A estreia e a estrada
A poesia que me comoveu ...
Por onde andas, brilho oportuno ???

... brilho daquilo que a poetisa escreveu

Tuas dores ... pontas e farpas
Teu lirismo ... entendimento meu
Tuas letras ... aquilo que em mim doeu

E dói pensar que a voz da escrita silenciou

Ou ... a escrita que nos tornou sozinhos
Ou ... em mim as palavras brotam
Ou ... assim ... noutros pontos calados do caminho

A estrela sucumbiu deixando um rastro
E onde hoje é breu
Ontem foram palavras cadenciando frases e princípios

Na cadência da poesia
Na estrada da estrela ... poetisa
Na simplicidade da grande estrela literária

Brilha em mim a memória do teu talento
Poetisa e poética
... partindo no momento do apogeu

Nathanael Anasttacio

Nenhum comentário: