domingo, 10 de fevereiro de 2013

"Olhares sobre uma exposição": história da Recotada (2010)


O documentário "Recotada  Olhares Sobre uma Exposição" foi produzido em 2010 pelos jornalistas Camila Sequeira, Cassiano Garcia de Miranda e Márcio Mello, dentro do projeto experimental "Documenta: Arte-Cultura-Moda", uma produtora audiovisual, hoje desativada.

O curta-metragem de 18 minutos, que foi o primeiro trabalho da Documenta, estreou em 18 de agosto daquele ano no projeto municipal Sete Imagens e teve apresentação oficial na UFPel em 9 de setembro. Esta sexta (8) o filme foi destaque no programa Curta TVE (veja nota).

Curadores Adriane, Patrezi (atrás) e Tiago 
A Recotada realizou-se de 27 de março a 1 de abril daquele ano, nos cinco andares da antiga  fábrica de massas Cotada, defronte ao Porto de Pelotas.

Foi a terceira intervenção artística do prédio abandonado. A exposição "Arte no Porto III", idealizada pelo professor José Luiz de Pellegrin em outubro de 2009, foi a primeira.

Pellegrin também participou como orientador na Recotada, que teve a curadoria da professora Adriane Hernandez e dos estudantes Patrezi Carvalho da Silva e Tiago Brandão Weiler (esq.).

O trabalho coletivo foi um Projeto de Extensão Universitária da UFPel, e reuniu obras de diferentes linguagens (essencialmente visuais) como desenho, pintura, instalação, vídeo, intervenção, gravura, objeto, fotografia, grafitagem e performance.

Documentaristas Márcio, Camila e Cassiano, com Adriane
A megaexposição teve cerca de 140 obras de 80 artistas, num formato expansivo (na horizontal e na vertical) inspirado na série de mostras "Arte no Porto", ideadas por Pellegrin. Deu também um passo adiante, tanto em quantidade formal como em qualidade de conteúdo.

Os curadores dispuseram o graffiti no térreo, recriando o nível concreto das ruas, e nos andares superiores, trabalhos com crescente conceitualismo e nível acadêmico. Algumas obras cruzavam vários andares, fragmentadas ou passando através de orifícios.

Uma equipe de mediadores, selecionada pela professora Duda Gonçalves, acolheu os visitantes que se dispunham a ser acompanhados e comentar aspectos da exposição. Mais informações no blogue Recotada.


Nenhum comentário: