terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"Náufrago" será filmado

Nauro Jr. não publicou em seu blogue nem no Facebook. Preferiu dar a notícia ao Diário Popular, que a publicou esta segunda (11): "Náufrago de um mar doce" vai virar longa-metragem. Mas quem leu a coluna do Mansur sexta (8), no mesmo jornal, soube antes.

O escritor-fotógrafo vinha guardando o segredo desde dezembro, quando Henrique de Freitas Lima, que dirigiu Concerto Campestre, soube do livro e, mesmo sem lê-lo inteiro, pediu ao escritor a preferência para filmar a história. O cineasta também dirige a produtora Cinematográfica Pampeana.

Nauro aceitou e contrapropôs que a comunidade pelotense participasse na construção do filme. Assim, o roteiro será feito por Rafael Andreazza, diretor da Moviola Filmes, que fará a coprodução. Alunos de Cinema da UFPel também serão convidados a participar.

Algo interessante desta novidade, guardada por dois meses como segredo pelos envolvidos, é que o fotógrafo de Zero Hora em Pelotas aparece na primeira página do outro jornal da cidade (dir.) e ainda tem uma página inteira, só para ele, bem no centro da edição (fotos de Moisés Vasconcellos).

Afinal de contas, Nauro foi o autor local que mais vendeu na Feira do Livro em 2012, e em toda a história da Feira. Já está preparando a 2ª edição do Náufrago, acrescida de um novo desenho de Pablo Conde e de um mapa da Lagoa dos Patos. Como contou na entrevista ao jornal, Nauro vai divulgar o livro nas escolas para que sirva como incentivo à leitura e ao pensamento. Ele quer que as crianças entendam o valor do estudo e da iniciativa, parecido a como o personagem do livro optou pela vida.
Podemos passar por grandes dificuldades, mas a gente tem que reagir, e a educação é de extrema importância nisso.
Sobre esta epopeia do escritor que escreve com luz veja os posts Nauro escreve um livro de palavras (com um trecho do livro), Nauro traz um pouco de luz a este mundo (com testemunhos pessoais do autor) e Nauro autografa em Porto Alegre.

2 comentários:

Davi Tuchtenhagen disse...

Oi, estou lendo o livro. Demais! Por acaso saiu o filme?

Francisco Antônio Vidal disse...

Não, mas quando sair ficaremos logo sabendo.