sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mostra de carnavais antigos no Museu da Baronesa


Na sala de mostras temporárias, o Museu da Baronesa apresenta desde quarta (20) “O Carnaval das Meninas Maciéis”com registros dos carnavais de cem anos atrás, vividos pelos familiares da Baronesa. O Museu Farmacêutico Moura contribui com algumas peças de seu acervo (lança-perfumes argentinos).

Em 1864 Aníbal Antunes Maciel casou-se com a carioca Amélia Hartley, ganhando este solar de seu pai, como presente de casamento. Em 1884 libertou todos seus escravos de uma vez, e foi agraciado pelo Imperador com o título de Barão dos Três Serros (nome de uma de suas fazendas). Dona Amélia ficou sendo a Baronesa, mas ao ficar viúva voltou a residir no Rio. Quem ficou em Pelotas foi sua filha, Amélia Hartley Maciel (1869-1966), conhecida como Dona Sinhá, que casou com seu primo Lourival Maciel (1857-1948). Todos os membros da família foram afastando-se de Pelotas, deixando o solar vazio, até que uma descendente o doou ao município em 1978 e a Prefeitura o abriu oficialmente em 1982.

Mostra de carnaval no Museu da Baronesa
A expressão "meninas Maciéis" foi usada em 1918 pela Baronesa Amélia em relação às netas Déa e Zilda. Nos anos seguintes, as duas foram rainhas do Clube Diamantinos. A exposição inclui fotos delas nos anos 20.

O Museu da Baronesa está aberto à visitação todas as tarde, exceto segundas-feiras. Grupos de 10 ou mais devem agendar a visita pelo telefone 3228.4606. Para entrar ao museu, inclusive à mostra temporária, cada pessoa paga R$ 2. A entrada é livre para crianças (acompanhadas) e o valor é de meia entrada para estudantes e pessoas acima de 60.
Foto: F. A. Vidal

Nenhum comentário: