terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Márcio renunciou ao cargo, não ao carnaval

Rei Momo de Pelotas desde o carnaval de 2000, Márcio Luiz Soares Goulart decidiu em 2012 não mais se candidatar e assim fez. A apresentação dos candidatos à Corte 2013 foi realizada terça passada (5) no Casarão nº 6, com nove possíveis reis (v. notícia), e Márcio não era um deles. Hoje com 32 anos, ele começou sendo ainda aluno da Escola Joaquim Duval, do bairro Santa Teresinha.

A escolha da nova corte foi no estádio do Pelotas, sábado (9), adiada 10 dias em respeito à tragédia de Santa Maria. O ganhador foi Gabriel dos Santos Goulart (v. notícia com fotos), 19 anos, 120 quilos, bem mais magro que Márcio, que tem 2 metros de altura e 168 quilos. Um Rei Momo não precisa ser feio ou gordo, mas sim brincalhão, pois representa o antigoverno, a autorização da desordem e da festa (veja na Wikipédia).

Querido por todos, Márcio (32) já estava virando símbolo pelotense.
Depois de 13 anos com a coroa, Márcio pretende dedicar-se aos estudos em algum curso universitário. Diz ele que não é fácil retirar-se mas tomou a decisão com certeza. A rotina cansa e a popularidade se mescla com discriminação. "Solteiro convicto", perdeu namoradas justamente por estar rodeado de belas mulheres.

Quer "abraçar o mundo", renovar e ampliar sua experiência de carnaval. Revelou que tem convites de Porto Alegre e Rio de Janeiro para seguir reinando (v. reportagem do Diário Popular). Acusa a desunião de carnavalescos e aconselha ao novo governo que não ignore a corte, mas a utilize em projetos sociais, para o bem da juventude.

Não é fácil deixar um cargo, ainda que somente simbolize poder, pois a pessoa se acostuma às vaidades como se fossem direitos. A sanidade mental e social implica em evolução e mudanças constantes, sem que se perca um núcleo de identidade própria e de vinculações. Por exemplo, é preciso cuidar da saúde física e do intelecto. O recordado Jorge Ari, Momo pelotense antes de Márcio, morreu no cargo, e era obeso mórbido.
Foto: C. Queiroz (DP)

Nenhum comentário: