terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"Curta uma bike" em Pelotas

— Oi, amor, tô trancado no trânsito, não vou chegar a tempo. 
Pede pro Artur comprar as coisas pra mim. Beijo.

O estudante Lucas Arizaga foi o vencedor do Festival "Curta uma Bike e uma Caminhada" em outubro de 2011 (leia notícia), iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro por meio do programa Rio, Estado da Bicicleta. O programa tem como objetivo conscientizar a população a usar a bicicleta como veículo para trabalho e não somente para lazer, além de incentivar o hábito de caminhadas em trechos curtos.

Cursando na época o sexto semestre de Cinema e Animação na UFPel, Lucas concorreu com o curta-metragem Contratempo, filmado em Pelotas. Na história, um menino consegue realizar, de bicicleta, grande quantidade de tarefas enquanto seu pai, preso no trânsito, só perde tempo.

A bicicleta vai da Cohabpel à esquina do Banco Itaú e volta para casa (totalizando uns 5 km), enquanto os carros não se movem muitos metros na Bento Gonçalves. Em Pelotas um engarrafamento de dez quadras pode não ser coisa comum, mas numa metrópole sim. O músico Serginho da Vassoura aparece por menos de um segundo, na praça Coronel Pedro Osório. Valia a pena parar para ouvir, mas a pressa do piloto era muita.

Por ocasião do concurso, Contratempo foi um dos 50 vídeos inscritos, e só 10 passaram para a 2ª fase, de acordo à votação pela internet. O filme de Arizaga ficou em 9º, com mil votos.

Na avaliação por um júri técnico, veio o prêmio principal: R$ 5 mil, uma bicicleta e um estágio em uma grande produtora do Rio de Janeiro. Os outros finalistas ganharam R$ 1 mil. Confira clicando nos nomes:
2º lugar "Rodrigo trabalha em uma gráfica",
Marcha matinal,
Cotidiano (feito em Porto Alegre),
Caminhada que transforma.

Entrevistado pelo Diário Popular, o jovem cineasta contou ter dedicado 16 dias para este curta-metragem: 2 elaborando o roteiro, 7 na pré-produção, 3 na filmagem e 4 na edição e finalização. Os atores participaram de graça e os equipamentos foram emprestados; só foi preciso pagar a gasolina.
Quis pôr uma criança no papel principal pra ficar mais explícito que mesmo alguém pequeno pode chegar a ser mais rápido e eficiente que um adulto, caso utilize a bicicleta. E a gente sabe que aqui na cidade o trânsito é bastante trancado.
O dinheiro de "Contratempo" será investido em outros dois filmes mais caros devido às roupas, veículos e locações: "A não ser pelo bigode", que mostra a confrontação entre nora e sogra, e "Criminal por acaso", história em 15 minutos ambientada em 1938, sobre um gângster norte-americano.

Seu filme anterior foi feito em abril de 2011: um vídeo institucional sobre o curso à distância da UFPel "Especialização em Saúde da Família" (veja aqui).  Lucas Arizaga é de Livramento e mora em Pelotas desde 2008. Ele participa do grupo Pedal Curticeira, uma espécie de clube de ativismo da causa ciclística.

Em dezembro de 2012, o Diário Popular informou que Lucas estava terminando, para conclusão de seu curso, o curta de 15 minutos "O fecho éclair", com data de lançamento prevista para março de 2013.

Nenhum comentário: