terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Nauro autografa em Porto Alegre

Em Zero Hora, Roger Lerina divulga o lançamento em Porto Alegre do livro de Nauro Jr. "Náufrago de um Mar Doce". O repórter fotográfico, agora escritor de palavras, ainda deverá autografar na Feira do Livro do Cassino (quinta 31 de janeiro). O que o jornalista porto-alegrense pode não saber é que Nauro é pelotense adotivo, e tão bom filho, que todos acham que ele nasceu aqui mesmo... até os pelotenses. 

Depois de autografar o livro em sua Pelotas natal, além do Rio e de São Paulo, o autor de 43 anos estará a partir das 19h30min desta quarta-feira (16) no mezanino da Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country.

Misturando realidade e ficção com pitadas de autobiografia, a história acompanha o incrível relato do pescador Nico, perdido em meio ao "mar de dentro" - como os ribeirinhos locais chamam a Lagoa dos Patos - depois de uma tormenta.


O convite a seguir, escrito por Nauro, é bem mais cálido e entusiasta. Por conta da expressão "minha amada Satolep" ele passa a impressão de ser nascido em Pelotas (e como é o coração que manda, ele é pelotense de verdade). Quem  ler o texto abaixo ficará com vontade de pegar o primeiro Embaixador para a Capital, mesmo que já tenha o livro. 

Paulo Rossi fotografou o Náufrago e seu pai.

Amigos, amigas, amigos dos amigos, inimigos que gostam de literatura, desafetos que querem me criticar, parentes, pescadores de peixes, pescadores de sonhos, pescadores de ilusão, fotógrafos, canetinhas, gente que precisa de motivos para falar mal de mim, pobres, ricos, remediados, xavantes e áureos cerúleos desgarrados, gremistas e colorados, homens, mulheres, os que não querem ser nenhuma coisa nem outra, colegas que querem me defender como um multimídia, ex colegas, colegas dos ex-colegas, amigos virtuais e cosmopolitas em geral:

Depois de lançar o livro na minha amada Satolep, em São Paulo e Rio de Janeiro, dia 16 estarei dando todos os motivos que vocês precisam para opinar sobre mim.

Finalmente vou lançar o meu livro Náufrago de um Mar Doce na capital de todos os gaúchos.

Espero encontrar a todos por lá pra bater um papo e espero também que este convite se transforme em um viral no face. Valeu.


Veja o documentário jornalístico da Globo Lagoa dos Patos, que mostra cidades desde Viamão até Rio Grande, passando por Pelotas, e Mestre Batista no fundo musical.

Um documentário gaúcho, com visão mais humanística e cultural, sobre a Laguna conhecida como Mar de Dentro: Velejando a Lagoa dos Patos (Alberto Blank Schwonke, 2008).

Veja também Um Mar Quase Doce, com enfoque científico biológico (Ulrich Seeliger, 2008).

Nenhum comentário: