terça-feira, 8 de janeiro de 2013

8 de janeiro, dia do fotógrafo

A artista plástica Norma Alves felicita a todos os fotógrafos, de profissão e de coração, pelo dia de hoje e deseja a todos um excelente ano 2013.

A modo de felicitação a tantos amigos e colegas, publica no Facebook uma "oração do fotógrafo" (texto assinado em 2008 por Gil Maria Vieira no blogue Grande Ponto).

Santa Verônica é considerada a padroeira dos fotógrafos, por ter obtido em seu véu, há dois mil anos, uma imagem do rosto de Jesus antes da crucifixão (veja uma oração a Santa Verônica).


Oração do Fotógrafo

Senhor,
Fazei de mim um bom profissional,
Onde houver alegria
Que eu possa fotografá-la,
Onde houver um pôr do sol
Que eu tenha a sensibilidade de alcançá-lo
Através da câmera mágica do meu olhar atento…

Que eu possa estar onde as imagens precisam ser eternizadas,
Que eu tenha ética para não deturpá-las…
Que eu seja justo ao precificá-las.

Ó mestre,
Fazei que eu procure cada vez mais o conhecimento
Sem perder jamais o sentimento
Do quão sensível deve ser
O coração daquele que fotografa…

Fazei com que eu possa através das imagens
Triste ou alegres,
Feias ou bonitas,
Construtivas ou destrutivas
Contribuir para o registro
Da história
Da trajetória
Da vida.

E, se abençoado eu for,
Puder registrar na minha retina
A imagem maior do amor.

Senhor,
Que seja através da fotografia
Que eu consiga alcançar
O pão …
O alento …
A alegria…

Amém!
Gil Vieira

Uma fotografia é um recorte fixo de uma realidade em movimento, que, na verdade,
retrata o ponto de vista de quem fotografa (Barco no Laranjal, segundo Norma Alves)
Foto: N. Alves

Nenhum comentário: