quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O Mercado, um postal para Pelotas


O Mercado Central, em reformas há três anos, será apresentado à população por segunda vez hoje (20), a partir das 18h, com uma solenidade (às 19h 30min) que incluirá discursos, apresentações artísticas e Papai Noel. O momento marca o fim do processo de restauração, mas sem que ainda as bancas estejam ocupadas, o que ocorrerá depois de fevereiro, em data que dependerá da decisão do futuro prefeito.

No dia dos 200 anos (7 de julho de 2012), o prédio foi aberto à visitação por um par de horas, sem estar terminado nem ter oficializado seu mix comercial. O processo iniciou em 2008 e foi pensado para um ano e meio, ficando os comerciantes distribuídos em locais provisórios, até 2010, segundo se calculava. A reforma anterior foi feita há cem anos, quando se instalou o Relógio, trazido da Alemanha. No fim da década de 1960, um incêndio destruiu totalmente o Mercado, mas o prefeito Alves da Fonseca decidiu recuperá-lo.

Após décadas de usar um espaço em franca decadência, a saída deles em 2009 gerou resistências e protestos, e muitos deles voltarão a instalar-se em 2013, mas em condições bem mais exigentes. A comunidade espera ter um Mercado ao mesmo tempo tradicional e moderno. Leia a notícia oficial publicada ontem (19).
Foto: Rafa Marin

Nenhum comentário: