quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A lua laranja do Laranjal

Mais uma foto de pôr do sol, qual a graça?

Mas em Pelotas não temos pôr do sol no mar.

Trata-se do nascer da lua cheia, na Lagoa dos Patos, esta noite (28). A nossa praia ganhou o nome de Laranjal porque em algum momento teve plantação de laranjeiras. O que ninguém esperava é que a lua tomasse a cor e a forma de uma laranja, como o sol faria ao nascer. Ou serão nossos olhos?

Uma hora depois, ainda se observavam os tons alaranjados do corpo celeste, já sem o reflexo nas águas (abaixo). O diálogo era entre a esfera lunar e o imenso planeta Júpiter, visto aqui como um pontinho. Galileu foi quem viu por primeira vez, em 1610, a nossa lua tapando as luas de Júpiter, mediante lunetas.

O fenômeno poderá ser visto de novo, no litoral sul do Brasil, no próximo dia 25 de dezembro (veja notícia): do Rio ao sul do Brasil, o maior dos planetas será ocultado pelo nosso satélite (v. outra nota). As ocultações de estrelas e os eclipses despertam nosso terror inconsciente, pois simbolizam o poder feminino e noturno sobrepujando as forças masculinas e luminosas.

30-12-12
Veja aqui outra lua laranja de A. Neutzling.

Fotos: Facebook
Veja a página de A. Neutzling

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda foto!! Sou uma estudiosa de astrologia!! Adoro Astronomia! Vou compartilhar no facebook. Parabéns pelo blog! Que o ano novo seja repleto de realização, saúde e paz!!

Francisco Antônio Vidal disse...

Este fenômeno coincidiu com o nosso solstício de verão, e dizem que também Sol, Terra e Lua estiveram alinhados com a estrela central da Via Láctea.