quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Águas da lagoa recuaram 250 metros


A intensa ventania de ontem (19) causou, no sul do Estado, caídas de árvores e cortes de luz, e fez as águas do Laranjal recuaram entre 200 e 400 metros. Os ventos chegaram a 111 km/h em Rio Grande (segundo o jornal Agora) e 120 segundo o MetSul, mas somente a 45km/h em Pelotas (veja nota do Diário Popular) [dados incorretos, segundo um dos comentários deste post]. Segundo as previsões, a frente polar traz mais frio para os próximos dias.

Nas fotos da artista plástica Norma Alves, tomadas ontem ao entardecer, a lagoa parecia começar do outro lado do trapiche do Valverde (foto maior acima), que foi reaberto ao público em 1 de setembro passado.

No entanto, estudantes de Meteorologia da UFPel caçavam ventos ontem, quando mais forte sopravam (video abaixo), confiantes em que não se tratava de um furacão que os levasse junto com o cais de madeira (como levou Dorothy ao país de Oz). O registro máximo foi de 77 km/h.

As ondas que habitualmente vêm à orla já mostravam a fuga das águas, como se saíssem da terra em direção ao mar. Essa evasão permitiu que alguém caminhasse por baixo das madeiras do trapiche (foto à direita).

Se o público chegou a ver este panorama, deve ter-se atemorizado (recolhimento das águas do mar sugere proximidade de tsunami). Mas aqui foi totalmente por ação do vento.

No Uruguai, ao contrário, rajadas de até 172 km/h levaram a areia da orla para o meio da rua, na praia Brava de Punta del Este (notícias do jornal El Observador e MetSul), causando o fechamento total do trânsito (foto abaixo do vídeo).

Fotos: N. Alves (1-3) e Twitter (4)



2 comentários:

Capincho Cumulus - caçadores de tempestades disse...

As rajadas em Pelotas não foram de apenas 45 km/h. No aeroporto foram registradas rajadas de 78.2 km/h, na estação da Embrapa 75.6 km/h, na estação da RBS no areal 74 km/h e nós do Capinchocumulus.blogspot.com registramos na ponta do trapiche no Laranjal rajada de 77 km/h.

Capincho Cumulus - caçadores de tempestades disse...

Não deixe de seguir nosso blog: capinchocumulus.blogspot.com. Nós somos um grupo de meteorologistas caçadores de tempestades.