sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Semana de Psicanálise estuda a sexualidade

Hoje sexta (24) conclui a Semana de Psicanálise 2012 da Sociedade Científica Sigmund Freud, com o tema "Sexualidade, o ritmo que conduz a vida". Em quatro encontros, dois psicanalistas de Pelotas (Jorge Velasco e Hémerson Mendes) e dois vindos de Porto Alegre (Patrícia Rocha e Luís Marcírio Machado) falam sobre a sexualidade no homem, na mulher, no adolescente e na criança.

O cartaz de divulgação utilizou a imagem "Nascimento de Vênus", pintura de 1879 do francês William Adolphe Bouguereau (abaixo). Apesar do nome, a obra mostra a deusa do amor e da beleza feminina já adulta, em posição sedutora e envolvente, pronta para o sexo. Vênus (Afrodite é o equivalente grego) nasceu de uma concha de madrepérola, gerada pela espuma do mar. Utilizou seu filho Cupido (Eros) para prejudicar Psiquê, bela princesa mortal, que na tradição representa a alma humana (veja a história de Cupido e Psiquê). Na pintura, eles são as duas crianças sobre o golfinho que conduz Vênus.

O psicanalista Luís Marcírio Machado fecha a Semana de Psicanálise com a palestra sobre sexualidade infantil, um tema que hoje não escandaliza, mas que provocou brigas científicas quando de sua proposta por Freud em Viena, nos últimos anos do século XIX.

Marcírio fez sua formação na Sociedade Psicanalítica de Pelotas, entidade nascida nos anos 80, com forte ligação à Sociedade Sigmund Freud. O núcleo psicanalítico de Pelotas é ainda hoje o único no Brasil que existe em cidade do interior (todas as outras se encontram na capital de seu Estado), e segue formando psicanalistas, seguindo as linhas freudianas da IPA (Associação Psicanalítica Internacional).

Por sua parte, a Sigmund Freud oferece desde 1981 uma especialização em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica (pós-graduação lato sensu de 3 anos). O antigo nome do curso, modificado há dois anos, era "Teoria e Técnica Psicanalítica Aplicada à Psicoterapia". Seus requisitos essenciais são: presenciar seminários e supervisões, seguir psicoterapia pessoal e apresentar um trabalho escrito de conclusão.
Imagem: Wikipedia

Nenhum comentário: