quinta-feira, 5 de julho de 2012

Poemas ilustrados, de Loiva Hartmann

A professora Loiva Hartmann apresenta uma seleção de 20 poemas, com ilustrações diversas. A exposição será inaugurada amanhã sexta (6) às 18h30min no Bistrô da SECULT e permanecerá durante o mês de julho, em homenagem ao aniversário da cidade de Pelotas.

Loiva Hartamann expõe poemas na SECULT.
Tradicionalmente, a poesia recebeu o tratamento da música, sendo recitada ante as plateias. O longo e doloroso trabalho do escritor era levado do silêncio da intimidade ao ruído dos eventos sociais.

Fomentadora da leitura e do pensamento, a professora Loiva (dir.) optou por expor os textos para que os visitantes possam desfrutá-los com tempo livre, assim como ela os elaborou com cuidado e detalhismo (leia a notícia no Diário Popular).

Alguns críticos importantes disseram o seguinte da escrita poética de Loiva Hartmann (a maioria de seus textos está inédita).
As interrogações dos versos de Loiva ficam à espera de cada leitor com a chave que abre o segredo do coração do ser humano.
Irmão Elvo Clemente (1921-2007), ex-presidente da Academia Rio-Grandense de Letras.

Percebo nos poemas de Loiva algo que é mais importante do que o ritmo, a musicalidade que os caracteriza. Refiro-me à atitude que eles exigem do leitor: é impossível permanecermos impassíveis, contemplativos, submissos. Esta desacomodação, chamada de diálogo leitor/texto, transforma os poemas em objeto estético, em arte. Loiva produz textos que desafiam o leitor a colocar-se acima do lugar-comum.
Lionira Komosinski, professora de Literatura da Universidade Regional Integrada, Erechim.
Foto: P. Rossi (DP)

Nenhum comentário: