sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pelotenses verão por 1ª vez uma pelota em uso

Este sábado (7), recorda-se a criação da Freguesia de São Francisco de Paula, nascida há duzentos anos no assim chamado Rincão das Pelotas. A área então pertencia à Vila do Rio Grande e dela se desmembraria vinte anos depois (em 1832), originando assim a Cidade de Pelotas, que adotou oficialmente o primitivo nome em 1835.

Uma celebração simbólica deste bicentenário foi idealizada pela Comissão UFPel/200 (veja nota do Treze Horas): a Travessia da Pelota de Couro cruzando um ponto do Arroio Pelotas.

Segundo Clayton Rocha, ele deu a ideia (leia nota) e o dono do Parque Gaúcho de Gramado aceitou o desafio de fabricar uma pelota de couro (veja outra nota do Treze).

A pequena embarcação foi confeccionada segundo os padrões históricos (leia notícia), foi trazida a Pelotas e exposta na FENADOCE (dir.) e, posteriormente, num quiosque defronte ao Café Aquários.

Do centro da cidade, a solitária pelota será levada ao ponto escolhido para a travessia, a Charqueada Boa Vista, que será especialmente aberta ao público para as comemorações. Ao meio-dia será servido um almoço por adesão antecipada (arroz carreteiro com charque e feijão, pudins e doces em calda) e logo haverá um show musical com Joca Martins e Kako Xavier e a Tamborada.

Será um segredo até o último momento quem conduzirá a pelota e quem subirá a bordo dela (nota do Treze Horas). Somente foi anunciado que nadadores da Escola de Educação Física da UFPel vão colaborar na travessia.

O certo e sabido é que pelotense algum (dos que hoje vivem) viu jamais, sequer em filmes, uma pelota em uso no Arroio que deu nome à zona (antes de 1812) e à cidade (desde 1832). Quando surgiram as grandes charqueadas, na década de 1780, e se impôs a escravidão como sistema oficial de "emprego", a região foi abandonada pelos indígenas -que mais usavam as pelotas- e até hoje ninguém se havia interessado em sua reativação. Considerando-se que esta Travessia da Pelota provavelmente não se repetirá (talvez no tricentenário), tem-se o 7 de julho de 2012 como um dia histórico.
Foto: F. A. Vidal (1)

Nenhum comentário: