terça-feira, 31 de julho de 2012

Oficina para iniciar: "Então eu posso tocar piano?"

Os pianistas Fernanda Castilho e Júlio Machado (dir.) apresentam, por primeira vez, a oficina Então eu posso tocar piano?, para iniciantes que desejem saber como se começa a fazer música com esse instrumento.

A atividade será realizada este sábado (4) na sede da Piano Class (Rua General Osório, 1005), escola particular de música, para 25 pessoas de diversas idades.

Esta oficina é uma de várias ações artísticas que se inserem no 1º Festival de Inverno de Pelotas, um grande evento que cobrirá diversas áreas artísticas em Pelotas e cidades vizinhas, de 3 a 12 de agosto.

De formas bem práticas, os professores mostrarão o que se deve saber para começar a tocar, que sons o piano produz, como estudar em casa, tendo ou não um piano. Segundo eles explicam, o aluno começa adquirindo as habilidades básicas no instrumento e logo a seguir é a imaginação e a capacidade de divertir-se que poderão trazer os melhores benefícios de se fazer música, na arte e no estudo.

Os participantes receberão todo o material necessário para acompanharem a oficina, inclusive poderão ver e tocar no piano de cauda em que se fazem as aulas e recitais da Piano Class (esq.).

Para inscrever-se na oficina (R$10), comunique-se com a escola: pianoclass@pianoclass.com ou 3227 0545.

Com os alunos desta oficina de iniciação, os professores oferecerão, também por primeira vez em Pelotas, uma nova modalidade de ensino do piano: aulas grupais, em turmas de 4 alunos de nível similar. Esta forma não tradicional será feita de modo experimental de agosto a dezembro, só com iniciantes.

Usualmente as aulas práticas são individuais (um professor e um aluno). Com esta novidade, estudantes sem experiência terão a primeira aproximação técnica ao piano, com professores altamente qualificados e por um preço menor, tendo em vista as futuras aulas individuais, mais intensas e exigentes.

Veja e ouça abaixo, a modo de ilustração e motivação, uma menina japonesa de 8 anos de idade, que começou a estudar aos três, interpretando o movimento final de uma sonatina de Anton Diabelli, identificada como do opus 151.
Fotos: Piano Class (1), F. A. Vidal (2)


Nenhum comentário: