terça-feira, 3 de julho de 2012

O Bairrista no bairro do sul

Júnior Maicá esteve hoje (3) em Pelotas, falando com alunos de jornalismo da UCPel e outros interessados na expansão de mídias (leia notícia). O gaúcho de 27 anos é conhecido por ter criado o sítio humorístico "O Bairrista", que satiriza o perfil do gaúcho.

Júnior não estudou jornalismo nem tem costumes tradicionalistas, mas em 2010 começou a fazer humor na internet à base do famoso chovinismo rio-grandense, que todos conhecemos de perto.

Baseou-se no sítio de humor jornalístico Sensacionalista, criador de notícias satíricas, e iniciou O Bairrista, que até hoje ele escreve sozinho. Primeiro no Twitter, depois no Facebook e logo ganhando o espaço offline: num programa de rádio, num jornal impresso e lançando o livro "O bairrista: as melhores notícias do país" (esq.).

O gurizão tem sucesso fora do Estado também, apesar de falar mal do resto do Brasil e ferir os princípios da gentileza e da correção política. Tudo o que ele diz pode ler-se como uma sátira ao gauchismo tradicional: acavalado, narcisista e megalomaníaco.

Mas o que a maioria não entende é que suas palavras provêm do personagem "O Bairrista" e não do seu pai, o Júnior. O autor se faz ator, para que o público se veja no espelho. Na entrevista abaixo podem ver-se algumas dessas barbaridades.
Imagens: Twitter O Bairrista (1)


Nenhum comentário: