quinta-feira, 19 de julho de 2012

I Festival de Inverno

Há exatamente um ano foi feito o lançamento do Festival de Inverno de Pelotas, com 70 atividades apresentadas em 5 dias (veja a programação 2011). O evento em si tinha realização anunciada para agosto de 2012, em comemoração dos 200 anos da cidade (veja o post neste blogue). Agora só faltam 15 dias.

O Festival de Inverno de Pelotas consiste numa série de espetáculos artísticos centrados nesta cidade sede, que buscam resgatar a cultura e a arte do Sul do Brasil e aproveitar o movimento turístico do inverno (veja a definição). Há uma programação temática, uma geral e uma paralela; também há ações especiais, ao mesmo tempo do Festival, e atividades prévias (uma destas foi o show do Sovaco de Cobra ontem quarta 18, no Bar Liberdade).

Pensando em que a iniciativa tenha o retorno esperado, já ficou este denominado como o Primeiro Festival de Inverno. Cada ano um autor local será homenageado, sendo Vítor Ramil o escolhido para começar. O lema do Festival 2012 está tomado de uma frase dele, na linha final do texto sobre a Estética do Frio, quando diz que o Sul "não está à margem do centro do Brasil, mas no centro de uma outra história". É nisso que o Festival acredita e pretende divulgar aos que conhecem o Frio de perto.

2 comentários:

FRANCISCO CARLOS COUTO DE MORAES disse...

Vidal, vamos combinar: FESTIN é este festival (o Festival de Inverno), e FESTIM o Festival Internacional de Música do SESC em Pelotas.
- Para a origem deste assunto, vide (comentários ao artigo "Festival de Música SESC seguirá em Pelotas", em 18 de fevereiro de 2011, neste "blog"):

http://pelotascultural.blogspot.com.br/2011/02/festival-de-musica-sesc-seguira-em.html#comment-form

Francisco Antônio Vidal disse...

Os dois eventos são novos e mesmo assim têm boa aceitação da comunidade. A questão é se precisam de uma sigla para maior divulgação.

Qual seria essa sigla é o maior problema, pois como essas duas têm a mesma pronúncia, já teríamos dois "festins" em Pelotas.

O Festival de Inverno de Porto Alegre já existe há uns anos e é nomeado como FESTINVERNO.
Também existem outros "festins", que nem conhecemos nem eles nos conhecem. A quantidade é enorme e não existe coordenação entre eles. Caberia ao Ministério da Cultura?

- FESTIN (MG): Festival de Inverno de Música Espírita de Sete Lagoas, 1ª edição em 2012.
- FESTIN (PR): Festival de Inverno de Toledo, 37ª edição.
- FESTIN (Portugal): Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, 3ª edição (homenageou o cinema brasileiro).
- FESTIN (RJ): Festival de Teatro Infantil de Niterói.
- FESTIN (MT): Festival de Teatro Infantil de Juína, 17ª edição.
- FESTIN (RN): Festival de Teatro Infantil de Natal (o 1º foi em 2009).

- FESTIM (Portugal): Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo, na 4ª edição.
- FESTIM (MG): Festival Nacional de Teatro de Timóteo (o 1º foi em 2011).