sábado, 23 de junho de 2012

Psicólogo entra no Fórum contra violência

A nota oficial saiu ontem (22): a Prefeitura Municipal disponibilizou um psicólogo (Francisco Antônio Vidal, de costas na foto) para atender homens acusados de violência doméstica. O serviço gratuito faz parte do projeto municipal Fórum de Discussão Permanente da Violência Doméstica e Familiar (veja notícia).

Iniciado em 2011, o Fórum se origina numa parceria entre três secretarias municipais (S. de Igualdade, S. de Cidadania e Assistência Social, e S. de Educação e Desporto), a Delegacia da Mulher, a Brigada Militar e a ONG Gesto, onde cada entidade contribui com palestras relacionadas ao tema.

Esta quinta às 14h30min, com a presença (na foto, a partir da esq.) da Delegada Lisiane Moraes Mattarredona, da Secretária Elizabeth Marques Dias (SMCAS) e do Secretário José Valdoir Ribeiro (SIS), foi oficializado o atendimento com o psicólogo da SMCAS, que também participará em algumas palestras do Fórum.

Por exemplo, na SMED o projeto contra a violência "Bullying, um mal social" é coordenado pela professora Simone Maraninchi Leite Lima, que esta terça (19) palestrou sobre bullying a pais e alunos da Escola Olavo Bilac, no Fragata (foto abaixo).

Desde 2011 o Fórum debate sobre violência, bullying, uso de drogas, abuso sexual e outros problemas de convivência social, mediante palestras realizadas -de março a dezembro- em escolas urbanas, suburbanas e rurais de Pelotas.

A violência tem muitas raízes e funciona como um tumor maligno, corroendo a adaptação social, as vinculações pessoais e até mesmo o desejo de viver.

O Fórum é centralizado pela Coordenadoria da Mulher da S. de Igualdade (Deodoro 464), onde o psicólogo atenderá, desde 3 de julho, não só a homens agressores mas às pessoas que pedirem hora (3227 2349).
Fotos: J. Rivero (1), F. A. Vidal (2)

Nenhum comentário: