sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cerveja dos 200 Anos

O empresário Valter Poetsch (foto abaixo à dir.) presenteou a cidade com um produto especial fabricado em sua microcervejaria, a Original Bier, instalada há 12 anos em Pelotas (veja uma lista do sítio Cervejas do Mundo).

O presente simbólico consiste em 200 garrafas da Cerveja dos 200 Anos, um de cujos exemplares foi entregue quinta (28) ao prefeito (veja notícia).

Adolfo Antonio Fetter recebeu o exemplar nº 011 (dir.) da cerveja pelotense, numa aparente homenagem ao partido de governo (Progressista), que na propaganda eleitoral é identificado com esse número.

O detalhe pode ser lido mais como uma homenagem pessoal, pois nem Poetsch pertence ao P.P., nem Fetter é candidato à reeleição. As campanhas para concorrer a prefeito e vereador começam, coincidentemente, no próximo dia 7 de julho, o aniversário de Pelotas (fundada como freguesia em 1812).

A cerveja especial comemora o bicentenário de Pelotas com um rótulo que apresenta a torre do Mercado Central, ao lado do número 200 (esq.). A verdade histórica é que essa torre só foi incorporada ao Mercado há cem anos.

O lançamento oficial será feito na reabertura do prédio do Mercado (outro dos presentes para o Bicentenário), que foi marcada para o dia dos 200 anos (7 de julho, às 10h). A previsão era para bem antes, mas o atraso fez a entrega coincidir com esta data simbólica (o que não significa que todos os detalhes da reforma estejam terminados).

Segundo a notícia oficial, a Cerveja dos 200 anos foi produzida com seis tipos de malte, de alta fermentação e 5% de teor alcoólico.

De modo parecido à fabricação do champanhe, esta cerveja foi produzida com fermentação dupla, sendo a última dentro da garrafa. Por esse motivo, a Cerveja dos 200 Anos vem numa garrafa do tipo champanhe, com rolha. A cor do líquido é avermelhada e o sabor é levemente amargo, características da red ale (veja uma lista de tipos de cerveja).

O sítio do Pelotas Treze Horas informou que a garrafa nº 13 seria entregue a Clayton Rocha (veja nota). Ainda não se sabe quem terá acesso às demais 198 garrafas.
Fotos: J. Tomberg

Nenhum comentário: