segunda-feira, 18 de junho de 2012

Avendano Júnior viveu para o cavaquinho

Joaquim Assumpção Avendano Júnior não toca mais cavaquinho, após 50 anos de música e 73 de vida. Sua morte foi anunciada sexta (15) pela internet, primeiro nos sítios do jornal Zero Hora e do Diário Popular, num tom de forte tristeza pela perda do artista, com saúde debilitada há meses.

No entanto, seu legado como intérprete perdura e suas composições inéditas ainda serão gravadas e divulgadas, como é o caso de "Liberdade" (acima), em homenagem ao bar onde tocou desde os anos 70, e "Voltei" (vídeo abaixo). Foi naquela década, ainda de dureza política no Brasil, que um grupo fundou em Pelotas esse espaço de encontro e liberdade.

Em 1976 Avendano tomou contato com Waldir Azevedo (1923-1980), que lhe ensinou seu estilo e teve nele um discípulo e um amigo (veja mais no blogue Waldir Azevedo).

O paulista Roberto Barbosa (Canhotinho, do Demônios da Garoa) foi talvez o mais famoso intérprete continuador, mas Avendano foi também compositor e com sua humildade e introversão não quis ter maior evidência.

O LP "Falta Você" (Pelotas, 1983), ao parecer o único disco de Avendano Jr. (clique na imagem para ampliar), é posterior ao falecimento de Waldir, justamente em homenagem ao mestre que lhe deu o conhecimento e o destaque no cavaquinho (veja uma nota).

Os instrumentos historicamente usados pelo mestre foram doados a seus discípulos, e a Avendano coube ganhar como herança simbólica o mais recente deles.

A Wikipédia não o menciona em parte alguma, mas quem o conheceu pessoalmente destaca sua importância no contexto criativo da música brasileira. Em julho de 2009, o jovem bandolinista gaúcho Rafael Ferrari visitou Pelotas e escreveu sobre Avendano no YouTube:
O Avendano é uma figura das mais importantes na música do Brasil, especificamente no choro, pois tira do cavaquinho um som que eu só vi o Waldir Azevedo tirar.

Ele (...) continuou um legado - que pouquíssimos cavaquinhistas seguiram - que foi o de tocar com a pegada no estilo do Waldir, tirando um som potente do cavaquinho, coisa que o instrumento basicamente não tem!

A Moviola Filmes homenageou o músico publicando o vídeo - editado quinta-feira passada - As mãos imortais de Avendano Jr. Em 2011, já havia destacado o papel de Avendano num dos anúncios (foto acima à dir.) do documentário "O Liberdade" (veja o post). Neste ele aparece tocando "Mimoso"; no trailer principal (veja a nota), a música de fundo é "Não me queiras mal".

Desde ontem (17) ficaram colocadas na coluna direita do blogue duas músicas de Avendano Jr.: "Onde você estiver", tocada por ele (composta após a morte de Waldir Azevedo) e "Assim traduzi você", na gravação de Waldir Azevedo em 1976 (dedicada por Avendano à esposa Rita). Conheça mais sobre Avendano Jr. em suas páginas do MySpace e do YouTube.

POST DATA
Fevereiro de 2014
Mesmo sem seu líder histórico e após um período de fechamento do Bar Liberdade, o Regional Avendano Júnior apresenta-se às quintas no Pub 372 (Quinze de Novembro 372) e no Bar Liberdade às sextas e sábados, segundo informação do Diário Popular.

Nenhum comentário: