terça-feira, 19 de junho de 2012

INSERTE: aprender a usar a internet após os 40


Dois especialistas em informática iniciaram, no Bairro Fragata, um ousado e generoso projeto: ensinar o uso de internet a adultos com mais de 40 anos. Beatriz Ribeiro e Eberton Barboza fundaram a Inserte Escola de Informática e, em somente 10 sessões, mostram o uso prático de navegadores, como utilizar mecanismos de busca virtual e o uso de e-mail com envio e recebimento de arquivos.

Neste mês de junho começam a segunda e a terceira turma, precisamente nesta quarta (20), numa sala da Escola Freinet equipada com dez computadores (foto acima). A primeira turma funcionou em maio passado com pouca publicidade mas com dedicação aos alunos totalmente personalizada.

Por exemplo, Claudenir (dir.) aos 56 anos não conhecia o uso de internet e quis experimentar esta aventura de aprendizagem. Ele declarou o seguinte após o curso, a modo de testemunho:

Através da INSERTE, tive oportunidade de ter acesso ao mundo digital, onde pessoas com a minha idade foram pacientemente treinadas e hoje usam a internet para manter contato com familiares e amigos que moram longe.
Beatriz (51) é Analista de Sistemas e trabalha há 32 anos na área de Informática, desenvolvendo e implantando software (programas especiais de computação).

Em 2012 Beatriz criou a Inserte, e atualmente também faz Mestrado em Educação e tem o cargo de Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia da FAU. Em seu trabalho ela observou a dificuldade de quem tem mais de 40 anos para lidar com a tecnologia, não importando a área ou o grau de instrução. Ela diz que as pessoas querem aprender a fazer amizades, relaxar conversando com alguém que está longe, ver sites interessantes.

Assim surgiu a ideia de fazer algo básico onde se pode levar o próprio equipamento e aprender a USAR, o que tem maior importância na fase da vida, dos 60 anos em diante, em que as pessoas se aposentam, têm mais tempo livre e podem melhor utilizar suas experiências de vida.

Eberton (35) tem formação técnica em Informática e trabalha há anos dando aulas de Windows, Word e Excel. Ele tem o conhecimento, e acreditou na ideia de Beatriz, que consiste em ensinar com toda a paciência, explicando e reexplicando quantas vezes for necessário.

O curso da Inserte custa R$60 pelas 15 horas-aula, em 10 sessões. Duas turmas serão atendidas nas quartas e sextas-feiras (17h e 18h30min), no recinto da Escola Freinet (Av. Duque de Caxias 99, defronte à antiga Laneira).

A Escola Freinet de Pelotas foi fundada há 25 anos (leia reportagem), à base de uma filosofia criada no início do século XX pelo francês Celestin Freinet (1896-1966), que propunha que a escola devia estar ligada à vida e ao trabalho, para melhor educar crianças e adultos. Segundo a Associação Brasileira para Divulgação da Pedagogia Freinet, Pelotas é a única cidade gaúcha onde algumas escolas e professores trabalham com esta linha (veja a lista).
Imagens: B. Ribeiro

Nenhum comentário: