terça-feira, 1 de maio de 2012

Puertas y Ventanas, fotos universais

O médico veterinário Luiz Paiva Carapeto expôs a série de fotos Puertas y Ventanas, durante o mês de abril, na Galeria de Arte da UCPel (leia a notícia). As 15 imagens não sofreram manipulação digital, exceto uma que foi feita com a técnica HDR, destinada a valorizar cores e tons de claro e escuro.

Carapeto fotografa desde criança, mas o retorno à arte é recente, em função de um longo tempo concentrado na profissão (veja notícia de 2011).

O hobby se transformou em proposta artística e já rendeu várias exposições individuais, como a série de fotos em torno à Lagoa dos Patos (veja a instigante foto Eu e Tu).

O nome em espanhol da atual mostra alude à variedade internacional e à universalidade das portas e janelas, uma sutil alusão à função delas como fronteiras. Há imagens tomadas no Uruguai (à direita, a Fortaleza de Santa Teresa), Espanha e Brasil (abaixo, detalhe de uma janela não identificada).

Em Pelotas, destaca-se a envelhecida porta de um bar, que Carapeto acredita ser o mais antigo da cidade. Lamentavelmente, não pôde tomar fotos do lado de dentro, pois o dono não o deixa entrar para esse fim. Mas, como ele espera, ainda conseguirá registrar o ângulo mais íntimo daquela porta.
Fotos: Facebook (1) e F. A. Vidal (2)

Nenhum comentário: