sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Eufônios elevam as vozes


Além de aulas e concertos, o Festival SESC de Música tem projetos de inclusão social, que levam ao público mais distante dos teatros e auditórios a possibilidade de ouvir e mesmo de tocar música com professores especializados. Um desses projetos é o dos Concertos Didáticos, realizados em hospitais, asilos e escolas.

O primeiro espetáculo desta série foi ontem quinta (12), com apresentações informais de um grupo de eufônios (também conhecidos como bombardinos) nos corredores e na entrada do Hospital Escola da FAU-UFPel (dir.).

O jornalista Max Cirne relatou o fato (leia reportagem), fotografou e filmou para o Diário Popular (vídeo acima e abaixo).

O eufônio é um dos instrumentos de metal mais recentes, muito utilizado em bandas e orquestras norte-americanas e europeias. Na América Latina também está presente em agrupações, mas por aqui não se fazem concertos de eufônios (veja um solo com a inglesa Kim Holly Thorpe). Portanto, o que alguns pelotenses presenciaram ontem (um sexteto de eufônios) é um raro privilégio em nosso país e no mundo.

Os próximos concertos desta série, exclusiva do Festival SESC, serão nos seguintes horários e locais:
  • Sexta (13), 14h: Saxofones no Hospital Escola.
  • Segunda (16), 11h: Grupo de chorinhos no Asilo de Mendigos.
  • Terça (17), 11h: Hospital da Beneficência Portuguesa.
  • Quinta (19), 10h: Centro Social Filadélfia.

Fernando Deddos (veja sua página no MySpace), professor de Eufônio (veja uma nota sobre seu trabalho no Paraná), explica abaixo a sua participação no 2º Festival Internacional SESC de Música.


Nenhum comentário: