segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

3 anos, 950 notas sobre o capital cultural de Pelotas

Hoje (9) este blogue começa seu 4º ano de pesquisa crítica sobre Pelotas, seus costumes, história e criações culturais. Aproximando-se da postagem nº 1000, este sítio está mapeando o capital cultural de Pelotas nas mais diversas áreas. Conta com alguns colaboradores eventuais e o trabalho criativo do designer Nathanael Anasttacio, autor dos cartões, adesivos e cabeçalhos (a partir de hoje fica publicado o mais recente).

O primeiro post, Reinaugurada Biblioteca antes do Natal, publicado em 8 de janeiro de 2009, falou sobre a apresentação da Orquestra e do Coro Música pela Música no Salão Nobre da Biblioteca Pública. Ao longo do primeiro ano de existência, o blogue funcionou como um arquivo de notas críticas sobre a cultura em Pelotas. Em 2010, introduzimos uma agenda dos espetáculos e exposições, para estimular a participação dos pelotenses em sua própria vida cultural.

No terceiro ano, o objetivo foi que a comunidade não somente observasse mas também esboçasse uma atitude ativa, escrevendo sobre essas atividades ou gerando eventos culturais. Esta fase é mais longa, e manteremos essa meta em 2012, ano do bicentenário de fundação da Freguesia de São Francisco de Paula. Ao completar a milésima postagem, os leitores serão convidados a dar sua opinião sobre o blogue.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Francisco! Parabéns pelo blog! Vida longa! Grata pelas informações importantes, pelo trabalho minucioso e dedicado que encontramos aqui!
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Bj, Tê!
Ps: Blog sagitariano este, rsrs!