quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A temível força da Criação, no bairro do Porto

A Paróquia do Porto anunciou há uma semana os nomes dos selecionados para a final do concurso "A beleza da Criação em Pelotas": são 32 concorrentes, totalizando 44 fotos (veja a lista). As imagens estão expostas até sexta (9) no Centro de Integração do MERCOSUL, para que o público escolha sua preferida, a qual receberá um dos primeiros prêmios (o outro será dado pelo júri, no próximo fim de semana).

A comissão julgadora devia escolher 48 trabalhos, mas considerou que muitos não mostravam aspectos naturais (por exemplo, uma foto do templo não serviria para este concurso) nem deixavam em evidência algum traço de Pelotas (nuvens ou árvores poderiam ser de qualquer cidade). O blogue da Igreja do Porto publicou um esclarecimento (leia os comentários).

A imagem acima, de Guilherme T. Schild (publicada em 2010 no blogue De Olho no Tempo), ilustra um aspecto da Criação em nossa cidade: a torre no fundo à direita sugere (aos pelotenses que conhecem a Igreja do Porto) que a força natural se manifesta muito perto dos templos, não para destruí-los como ocorreu com Jerusalém, mas para mostrar a grandeza divina.

Nenhum comentário: