terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Escritor visita seus leitores

Hohlfeld veio a Pelotas como escritor participante do projeto estadual Autor Presente.
O jornalista e político porto-alegrense Antônio Carlos Hohlfeldt esteve em Pelotas há um mês, para participar do projeto pedagógico Autor Presente, da rede estadual do ensino. Nessa atividade, os alunos estudam a obra de um escritor mediante a leitura de seus livros, durante vários meses, e terminam o ano com um encontro pessoal com o autor.

Hohlfeldt visitou a turma do 5º ano da Escola Estadual Doutor Antônio Leivas Leite, no bairro Três Vendas (leia notícia). As crianças, com idades entre dez e 11 anos, haviam lido "O caso do contrabando no Taim", publicado em 1993.

Na história, um policial federal investiga a aterrissagem, na zona entre Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, de um pequeno avião, proveniente do Uruguai, e, com ajuda de funcionários da Estação Ecológica do Taim, descobre que se trata de contrabandistas a serviço de uma joalheria de Porto Alegre.

Noventa exemplares deste romance juvenil estão disponíveis hoje na Estante Virtual, entre 3 e 15 reais.

Para esta pesquisa, os estudantes foram conhecer o Taim e até mesmo alguns deles tiveram seu primeiro contato com a leitura, graças a este método. As tarefas de usar a imaginação na leitura e o sentido prático na pesquisa da realidade integram habilidades da inteligência verbal, emocional e social, o que ajuda a desenvolver mentalidades mais abertas e com sentido crítico.
Foto 1: M. Vasconcellos

Nenhum comentário: