quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Delicatessen, jazz de exportação

Na próxima quarta (21), o grupo Delicatessen apresenta-se por segunda vez em Pelotas. O quarteto porto-alegrense nasceu em 2005 com o propósito de unir a delicadeza do jazz americano pré-1950 à simplicidade da bossa nova, pós-1950 (veja um histórico no sítio da Branco Produções).

Seu repertório são releituras de clássicos vocais do jazz norte-americano. Os textos escolhidos têm um sentido erótico sutil, mas efetivo na sedução (veja algumas letras). Em cada disco, o grupo acrescenta composições próprias, com letras em português. A voz afinada e sem vibrato de Ana Krüger é amorosamente acompanhada pelo violão de Carlos Badia (pelotense radicado na capital gaúcha), com Nico Bueno no contrabaixo e Mano Gomes na bateria. O grupo tem um verbete na Wikipédia.


Em 2006, o Delicatessen lançou seu primeiro CD (Jazz+Bossa) e se fez conhecido dentro e fora do Brasil. O sucesso levou os músicos gaúchos ao segundo disco em 2008 (My Baby Just Cares for Me). Leia uma crítica de 2008 no sítio de Luis Nassif: Delicatessen, fôlego novo no jazz brasileiro e assista a uma entrevista em 2009.

O produtor Caio Lopes, que os havia trazido a Pelotas na apresentação do primeiro CD, não conseguiu repetir o feito em 2009, pela "paranoia suína" que deixou a cultura parada, na época (leia o comentário dele). Por isso, esta segunda vinda apresenta músicas novas, do futuro disco, Goodnight Kiss. Com o Sete de Abril fechado, a opção do Bar João Gilberto foi a mais próxima à essência do projeto musical do Delicatessen.

No vídeo acima, I love the way you're breaking my heart (M. Drake & L. Alter), do CD Jazz+Bossa. Abaixo, a música Delicatessen (criação de Beto Callage e Carlos Badia), do segundo CD (o que ainda não ouvimos ao vivo em Pelotas).

Saiba mais sobre o grupo no sítio Delicatessen Jazz e ouça mais música no My Space.

POST DATA (março 2012)
Em novembro de 2011, o grupo se apresentou na TV COM de Porto Alegre. Veja um trecho do programa Camarote, com Ana Krüger e o grupo interpretando You turned the tables on me (S. Mitchell & L. Alter).


Nenhum comentário: