domingo, 27 de novembro de 2011

Dona Luciana Reis

Faleceu ontem sábado (26), aos 84 anos, a professora Luciana Araújo Renck Reis, idealizadora e fundadora do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). Lecionou e pesquisou sobre História da Arte, criou a pinacoteca do curso de Artes da UFPel, e dirigiu o Museu da Baronesa.

A notícia se difundiu pelas redes virtuais, a partir da meia-noite, e neste domingo o portal da UFPel colocou uma nota especial (leia). O Diário Popular reproduziu o texto, com foto de seu arquivo (veja). O velório se realizou no auditório do Museu, no qual uma das salas de exposições leva há vários anos o nome de Dona Luciana.

O MALG é uma unidade de extensão do Centro de Artes da UFPel e completou 25 anos há poucos dias (foi fundado em 7 de novembro de 1986). Uma exposição comemorativa - Jubileu de Prata do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo - será inaugurada justamente esta semana, e poderá ser dedicada à memória da estimada professora.

Com abertura em 27 de janeiro de 2010, a mostra Cartas e Pinturas de Leopoldo Gotuzzo - 1915-1955 recordou os 23 anos do MALG. Na ocasião, a professora doou ao acervo do Museu um retrato dela, executado a carvão pelo próprio Leopoldo Gotuzzo (veja nota). A foto foi tomada por Rejane Botelho, da Agência da Arte.

A Exposição dos 25 anos do MALG, citada acima, tem vernissagem esta quarta (30) às 19h e ficará aberta à visitação desde 1 de dezembro até 25 de março, de terça a domingo (inclusive feriados), das 10 às 19h.
Foto: R. Botelho

Nenhum comentário: