quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Falsa preferencial, acidente de verdade

A combinação de asfalto e álcool vitimou, no passado fim de semana, um inocente fradinho protetor de esquina. Após a meia-noite desta sexta (12), alguém que atropelou a preferencial da Rua Tiradentes fez um carro avançar para cima do Moreira.

Para facilitar o trânsito da zona do porto à zona norte, a Santa Cruz foi asfaltada e virou preferencial. No entanto, três exceções obrigam a parar e esperar: Dom Pedro II, Tiradentes e General Neto. O motorista que tiver suficientes neurônios funcionando não cairá nestas armadilhas urbanas, mesmo que perca um minuto na viagem.

Para proteger as casas de esquina contra os maus motoristas, em alguns pontos da cidade são colocados minipostes de material pesado. Em épocas antigas, esses pontos de referência serviam para amarrar cavalos e charretes, e ficaram conhecidos como fradinhos, por sua baixa altura e forma monolítica e arredondada.

Hoje, esses guardas mudos simbolizam o que a sociedade faz com a estupidez humana: sem tocá-la nem alterá-la, mantém as vidas e o patrimônio a salvo dos excessos noturnos, nas horas em que o álcool sobe ao cérebro e desliza pelas ruas asfaltadas.
Foto: F. A. Vidal

Nenhum comentário: