terça-feira, 5 de julho de 2011

Lilian Maus e o cultivo das imagens

A artista Lilian Maus inaugura esta quinta (7), no Centro de Artes da UFPel (Rua Alberto Rosa, 62), a exposição "Área de Cultivo". Nesta série de trabalhos, a integrante do Atelier Subterrânea, de Porto Alegre, apresenta desenhos diversos, que evoluem para grandes desenhos aquarelados e que ocupam a própria arquitetura do espaço da exposição.

Na sexta (8) às 10h30min, o público poderá participar na conversa com a artista no Auditório do Centro de Artes. Leia abaixo parte do comentário de Fábio Gonçalves para esta exposição.

Os desenhos de Lilian Maus começam pela água através dos caminhos que o líquido cria em contato com o papel.

A memória da água é diferente da memória do gesto, e isso faz com que em seu trabalho a artista cultive os dois por fortuna e por leveza.

Um desenho talvez não precise esperar para secar, imediato que é. Mas é preciso esperar que ele brote, cresça e lentamente se revele. Um tempo para que a ideia se aceite como nova, para que a aceitemos como nossa.

As metáforas de semeadura, crescimento e disseminação fazem com que pensemos a inscrição gráfica ainda mais como um espaço para o cultivo das ideias, para a revelação de memórias.

O sulco de onde uma imagem nasce nos reposiciona em relação a nossa origem. Do mesmo modo que os encontros nos fazem pensar de onde partimos.
Fábio Gonçalves
Foto: Raul Krebs
POST DATA: Leia reportagem no Diário Popular.

Nenhum comentário: