quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jornal da Várzea, de novo nas ruas

J. J. Soares, colunista do Jornal da Várzea, e 
Josiane, diretora, conversam no Café Aquários. 
O Jornal da Várzea voltou a sair às ruas, desta vez semanalmente. Desde 2003, os vizinhos se acostumaram a ler as reportagens sobre o arroio Pepino, questões raciais e religiosas, os problemas de segurança e de saneamento da zona – algumas delas noticiadas pelo Diário Popular, mas sem aquele bairrismo tão típico dos varzeanos.

O grande bairro antigamente conhecido como Várzea tem hoje a denominação oficial de São Gonçalo, incluindo as zonas da Balsa, Fátima, Ambrósio Perret, Navegantes, Cruzeiro, Humuarama e Marina Ilha Verde.

Os números do Jornal da Várzea era dispostos cada mês, gratuitamente, em locais de alto fluxo de público. Desde junho passado, porém, ele vem saindo semanalmente, cada sábado pela manhã. As edições não vão às bancas de jornais, e se esgotam no mesmo dia.

Sua diretora, Josiane Maciel, projeta o crescimento do JV: maior tiragem (atualmente de 5 mil exemplares por semana), introduzir páginas coloridas, e veicular o jornal na internet e em outras mídias (veja o documentário sobre a Várzea, 21 min). O blogue Jornal da Várzea já está transcrevendo matérias da versão impressa, o que é de muito interesse para quem perdeu algum número recente.

O número desta semana traz entrevistas com o vice-prefeito Fabrício Tavares (vídeo abaixo), sobre o outro lado do Bicentenário de Pelotas, e a história do comunicador, sambista e africanista J. J. Soares, na foto acima com Josiane (vídeo completo aqui, 44 min). A página dos editoriais inclui artigos meus sobre psicologia dos relacionamentos, além de outros colunistas. Eventualmente, algumas notas do JV poderão ser reproduzidas aqui no blogue.

Nenhum comentário: