terça-feira, 14 de junho de 2011

Artistas homenageiam Carybé


O ateliê Giane Casaretto homenageia o artista Carybé (Héctor Julio Páride Bernabó, 1911-1997), nos seus 100 anos de nascimento, em exposição que pode ser visitada no Corredor Arte até 22 de junho. São 17 trabalhos realizados com tinta acrílica, tinta a óleo, lápis de cor e aguadas, revendo o estudo da figura humana, a simplificação e geometrização das formas, os temas escolhidos, a composição das obras e o estudo das figuras abertas.

Nascido na Argentina e naturalizado brasileiro, Carybé mostrou o Brasil e principalmente a Bahia ao mundo. Em mais de cinco mil obras de arte - entre pinturas, esculturas, painéis, murais e desenhos - o multiartista descreve, com simplicidade e colorido vibrante, o cotidiano do povo brasileiro. A graça da mulher é exaltada mediante cores e curvas sedutoras; o esforço comunitário fica evidenciado na expressão de movimentos corporais que lembram bailes coletivos.
O seu estilo e algumas obras específicas dele foram fonte de inspiração para o grupo do ateliê. Neste post, dois exemplos do estudo realizado: "Arrastão", de Fátima Ferreira (acima), e "Atitude", de Carmem Brod (abaixo). Outras participantes da mostra são: Greice Brod, Helia Oliveira, Lílian Prates, Fernanda Tröger, Heloísa Motta, Telma Delgado, Neli Reis, Edy Bezerra, Lucia Rizzolo, Maria Helena Braga e Vera Holthausen.
Imagens: G. Casaretto

Nenhum comentário: