domingo, 15 de maio de 2011

Professora Loiva Hartmann está no Dicionário de Mulheres

Esta terça-feira (17), a escritora gaúcha Hilda Agnes Hübner Flores apresenta na Capital do Estado o seu "Dicionário de Mulheres", com centenas de verbetes que identificam autoras brasileiras (veja alguns dos nomes). A cerimônia será às 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul, entidade dirigida por Voltaire Schilling e que pertence à Secretaria de Cultura do governo estadual.

Entre as gaúchas destacadas, encontra-se a professora pelotense Loiva Hartmann, autora de livros de poesia e de reflexões, escritora integrante da Academia Sul-Brasileira de Letras, mentora da Jornada Cultural de Pelotas e assídua leitora de nosso blogue. Leia o seu artigo A Gauchesca Simoneana e Platina: alicerce comum, construção diversa.

Post Data (20-05-11): Em comentário, a Professora Loiva especifica a quais entidades pertence (é Personalidade Cultural da ASBL, não integrante de número).

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Vidal: grata pela divulgação do evento sobre o lançamento do Dicionário de Mulheres, patrocinado pela Secretaria da Cultura do RS e outros. A cultura do Rio Grande, do país e demais acontecimentos relevantes nesse setor, encontram abrigo em teu blog. Mas, não pertenço à Academia Sul-Brasileira de Letras. Pertenço a várias outras instituições: IHGPEL/IJSLN/UBE/sendo sócia fundadora do Museu do Charque,da Biblioteca Negra de Pelotas. Sou Personalidade Cultural pela Academia Sul-Brasileira e Comendadora por Brasília e pela Academia Pelotense de Letras. Já é difícil ser minimamente competente para tantas entidades. Minha devoção à educação e à cultura, especialmente em Pelotas, me dá forças para atuar, sempre estimulada pela dignidade, generosidade de muitos que acreditam em minhas idéias e pesquisas. Parabéns pelo blog, cada vez melhor. É o local onde encontramos informação isenta, inteligente e atual. Abraço fraterno, prof.ª Loiva Hartmann

Francisco Antônio Vidal disse...

Obrigado pelas informações e pelas sugestões (implícitas) de novas pesquisas para o blogue.