terça-feira, 31 de maio de 2011

Helena Badia e suas séries criativas

Helena Badia comemora 15 anos como artista plástica com uma retrospectiva de 17 trabalhos no Corredor Arte do Hospital-Escola da UFPel/FAU. A mostra pode ser visitada até esta quinta (2).

A maioria destas obras representa as diversas etapas da trajetória artística de Helena, que começou a pintar quando se esboçou em sua vida a fase do "ninho vazio". A criação artística permite uma aproximação às partes da própria identidade, em novos aspectos, e elaborar as perdas e as dores vividas em cada fase da vida.

Estes seus novos filhos espirituais foram organizando-se em séries, como os nus da Masculino Singularis (2004-2007) e os autorretratos fragmentados "Dos meus muitos eus" (2008-2009). Por outro lado, alguns trabalhos são independentes, não pertencendo a um tema de pesquisa.

Por exemplo, o Cristo de perfil levando a cruz (dir.), desenho em carvão sobre papel kraft, surgiu em 2003 e não se inseriu em nenhuma das séries criativas da artista. Nesta exposição, ele ficou como um filho único, olhando para a entrada da U.T.I., como um emblema para o consolo dos que sofrem.

Em próximas notas, poderemos ver outras obras que ilustram estas etapas criativas de Helena. Veja também o seu blogue pessoal, Ainda em Troia.
Imagem: Agência Completa

Nenhum comentário: