domingo, 1 de maio de 2011

Clube de leitura virtual: Caio Fernando Abreu

Simone Xavier Moreira, professora especializada em Letras na UFPel, estuda a obra do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996), um ícone dos anos 70 no Brasil (leia o verbete na Wikipédia). Ela também é mestranda em História da Literatura na FURG e criou um espaço virtual de discussão literária: o Clube de Leitura Caio Fernando Abreu.

Trata-se de um blogue em que as postagens são trechos publicados pelo autor, e os interessados discutem seus pontos de vista sobre cada texto. Até dia 5 de maio o texto em pauta será Dois ou três almoços, uns silêncios. Fragmentos disso que chamamos de "minha vida".

O convite de Simone é aberto a todos que gostam de literatura: ler o conto proposto, acompanhar as discussões e postar um comentário com as impressões pessoais.

A jovem professora guarda referências de pesquisa em outro blogue: Arquivo Caio F. Existem outros blogues com a obra deste autor: Caio-Fernando-Abreu é um dos primeiros a aparecer no Google. Outro sítio de referência é o blogue Salve a Casa do Caio Fernando Abreu.

O blogue é um formato de mídia que permite construir diários de vida, noticiários, registros históricos, publicação de livros, novelas, imagens e vídeos, e até mesmo grupos de discussão virtuais. No entanto, para quem gosta de ler e de discutir suas leituras, costuma ser mais emocionante participar de um grupo ao vivo (veja como criar um clube de leitura real): as pessoas fazem a leitura individual e logo após se reúnem num lugar apropriado para o debate, como uma livraria ou um café.

Em Pelotas, as duas opções (real e virtual) são bem-vindas, assim como é bem-vinda esta iniciativa pioneira de Simone. Imagens: Blogue dos Poetas, e cartão de Denise Rosiska

Um comentário:

Tiago Almeida disse...

Grande iniciativa, estarei visitando o Blog e divulgando.