sábado, 7 de maio de 2011

Acossados, no Cineclube

O Cineclube Zero3 reinicia as atividades hoje (7) com sessões de debate sobre a Nouvelle Vague, filmes franceses da década de 1960 ("nova onda" tem em francês o sentido que no Brasil se deu a "jovem guarda"). A temporada 2011 terá como local o Auditório do Centro de Artes (Alberto Rosa 62) e o horário de matinê (15h) passou para o sábado. Junho trará filmes americanos dos anos 70.
O primeiro filme será "Acossado", escrito e dirigido por Jean-Luc Godard, sobre uma ideia de François Truffaut (veja o trailer original abaixo).
Os atores principais são Jean Seberg e Jean-Paul Belmondo (dir.): uma das mulheres mais belas da história do cinema e um dos homens menos "belos" fazem um casal fugitivo e resfolegante, numa metáfora do sexo com culpa, coisa cotidiana numa sociedade cheia de medos e repressões.
O título original, À bout de souffle, traduziu-se mais corretamente em inglês como Breathless e em espanhol como Sin Aliento (leia-se o duplo sentido da falta de fôlego).
As demais sessões de maio debaterão os filmes "Banda à parte" (sábado 14), "Jules e Jim" (sábado 21) e "Fahrenheit 451" (sábado 28).

Nenhum comentário: