quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vaticano eleva Diocese de Pelotas a Arquidiocese

A Diocese de Pelotas anunciou hoje (13) sua elevação a Arquidiocese, segundo decisão tomada pelo papa Bento XVI.

A notícia foi dada em Pelotas pelo sítio da UCPel (leia a matéria) e pelo blogue da Diocese, que mudou seu nome para "Arquidiocese de Pelotas". O Diário Popular antecipou o anúncio ontem e hoje postou foto de Jô Folha (dir.) e vídeo (veja as notas).

O significado histórico dessa decisão associa-se à criação, há precisamente cem anos, da Diocese de Pelotas e da Arquidiocese de Porto Alegre. Esta última desmembra-se agora em quatro.

Os 3 novos arcebispos do Rio Grande do Sul assumirão oficialmente dia 29 de junho, em Roma, na celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo, quando o papa lhes entregar o pálio (esq.), que simboliza o poder arquidiocesano e a união com o papa.

Na prática, a nossa diocese segue existindo igual que sempre, e surge aqui a superestrutura de coordenação arquidiocesana, realizada em Porto Alegre desde 1910 até hoje. Dom Jacinto Bergmann (foto de Wilson Lima) se mantém como Bispo da Diocese de Pelotas e adquire a função de Arcebispo Metropolitano.

No entanto, o que veremos é que ele passará a ser denominado somente como Arcebispo e Pelotas como Província Eclesiástica de Roma (com 3 dioceses).

Até hoje a Arquidiocese de Porto Alegre englobava as 18 dioceses gaúchas, o que a fazia a mais extensa do mundo, com 13,5 mil km quadrados. Para uma gestão mais ágil, o nosso Estado terá quatro arcebispos, cada um coordenando entre 3 e 6 dioceses:

  • Dom Dadeus Grings para Porto Alegre, Montenegro, Caxias do Sul, Osório e Novo Hamburgo,
  • Dom Jacinto Bergmann para Pelotas, Rio Grande e Bagé,
  • Dom Hélio Adelar Rubert para Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Santo Ângelo, e
  • Dom Ercílio Simon para Passo Fundo, para Frederico Westphalen, Erechim e Vacaria.

Fotos: DP (1), Mahal Na Ingkong (2), UCPel (3)

Nenhum comentário: