quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Pierre Dutot inclui Pelotas no mapa

O trompetista francês Pierre Dutot (dir.) esteve no Brasil por quarta vez, por ocasião do Festival Internacional de Música, em Pelotas. Ele já havia estado em eventos similares em Porto Alegre, São Leopoldo e Curitiba.

Por que sempre no sul do Brasil? Porque seu contato é seu ex-aluno Evandro Matté, regente da Orquestra UNISINOS e diretor do Festival de Pelotas.

O visitante não esconde seu contentamento por ter vindo a este curso internacional em Pelotas:
— Pelotas é uma cidade agradável; saio nas ruas e vejo que as pessoas estão felizes de estar aqui. Ver o teatro sempre cheio é maravilhoso.
Segundo Dutot, que leciona no instrumento há 23 anos, os alunos ganham muito na formação quando conhecem outras pessoas e outros lugares: trocando experiências, desenvolvem autonomia e descobrem seu próprio método (leia a notícia do SESC). Numa frase, ele resumiu o sentido deste evento:

— O Festival coloca Pelotas no mapa mundial da música e traz a oportunidade para esta cidade conhecer o melhor da música e ajudar na formação de seus jovens.

Dutot foi entrevistado por Brigida Sofia, para o Jornal do Comércio (leia a reportagem). Para ele, o Brasil é um daqueles países que vem dedicando maiores espaços à cultura, ao lado de México e Venezuela. “Bem diferente de Inglaterra, Alemanha e mesmo a França, infelizmente”, opina.

O esforço e a motivação dos estudantes também são pontos positivos nestes cursos internacionais, pelo qual ele anima seus alunos a irem à França. Vencida a barreira dos custos da viagem, o professor acredita que as chances de sucesso são altas, pois os brasileiros que chegam ao seu país (ele leciona no Conservatório de Bordeaux) veem oportunidades que os franceses não aproveitam tanto.

— O Brasil tem uma imagem muito boa na França. Sempre digo a meus alunos franceses: "Vão ao Brasil porque lá as pessoas estão sempre sorrindo”.

No vídeo abaixo, Pierre Dutot interpreta Lazy Trumpeter, do norte-americano Edrich Siebert (1903-1984), acompanhado pela Orchestre d'Harmonie de Lannilis, dirigida por Claude Maine (fevereiro de 2010, em Milizac, Bretanha francesa).


2 comentários:

Anônimo disse...

Eu não sabia que o "Fernando Henrique" tocava clarinete!(É muito parecido!)

Francisco Antônio Vidal disse...

O clarinete ou clarineta é instrumento de madeira, com um som do tipo gaiato e grave, muito usado no chorinho e regionais brasileiros. Veja aqui: www.youtube.com/watch?v=Gzo6Fug4CKA&feature=related

Já o trompete ou pistom é este do vídeo (do "FHC" francês), um instrumento de metal com som estridente, muito usado nas bandas militares e nos toques de recolher, parecido às trombetas apocalípticas que dizem que os anjos tocam do céu (v. a letra de "O Trem das Sete", de Raul Seixas).