terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Notas sobre o I Festival SESC

O primeiro Festival Internacional de Música de Pelotas fechou duas intensas semanas com sucesso na docência e na extensão: muitos alunos interessados nas aulas, muito público interessado nos recitais e professores de 24 modalidades vindos do centro do Brasil e de seis outros países (Uruguai, Argentina, EUA, França, Itália, Alemanha).

O Campus I da UCPel foi sede de cursos e viu seus corredores se encherem de música, como se ali houvesse um conservatório permanente. Acostumada com equipamentos químicos, a laboratorista Rosimeri de Souza (abaixo à dir.) pôde ver e ouvir por primeira vez uma tuba (esq.).

O paulista Luke Faro, que lecionou bateria de jazz, disse que o evento superou suas expectativas, tanto quanto ao público como aos alunos, com grande riqueza de trocas de experiência entre os participantes (leia a reportagem da UCPel).

No vídeo abaixo, uma apresentação dele com Nicola Spolidoro na guitarra e Lucas Esvael no baixo (2º Batukeiros do Sul, Porto Alegre, dezembro de 2010).

O sítio do SESC-RS foi fonte informativa sobre o Festival e as personalidades, muito mais que outros veículos. Em suas notícias informou que uma das violinistas do Festival era Camille Gomes Foletto (abaixo), integrante da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. A jovem de 16 anos começou a tocar aos 4, e já foi aprovada para estudar música na UFSM. Veio a Pelotas com sua mãe e, assim como os demais músicos, participou de aulas, ensaios e apresentações com grupos formados no evento (leia a nota).

As irmãs Gabriela e Juliana Roehrs - respectivamente flautista e violinista da Orquestra da UNISC - vieram de Santa Cruz do Sul para este evento. Juliana veio para assistir a participação da irmã, mas não podia perder este Festival, mesmo como espectadora.

São somente uns poucos exemplos humanos de como este evento musical, que já nasceu grande, envolve artistas, educadores, comunicadores e um grande público que aprecia a boa música, transformadora da alma e da vida das pessoas.

Confira o post Versos para o I Festival SESC de Música e outras notas no marcador Festival SESC.



Foto: W. Lima (1-2) e Fecomércio (3)

Nenhum comentário: