quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Leonardo D´Ávila, um feliz início no pincel

Leonardo Betancurt Cardoso D´Ávila, jaguarense residente em Pelotas, foi um dos premiados no 1º Salão da Primavera, realizado em novembro de 2010.

A obra apresentada foi o óleo "Tarde com amigos" (dir.), que obteve o terceiro lugar e chamou a atenção de Orayl Barcellos de Araújo, um dos curadores do Salão.

Com 35 anos de idade, era a primeira vez que Leonardo participava num concurso artístico, após somente dois anos de pintura como hobby, exercido num canto da sala, em seu apartamento no centro da cidade.

Foi logo incentivado pelo produtor artístico a fazer uma exposição individual, e o convite foi para o Espaço de Arte do Hospital São Francisco de Paula. Assim, por todo este mês de fevereiro, sete pinturas de Leonardo D'Ávila podem ser apreciadas no corredor de entrada do hospital universitário (Marechal Deodoro 1123). O portal da UCPel não mencionou, mas o Diário Popular deu destaque a esta mostra, com meia página no Caderno Zoom (edição impressa de 2 e 3 de fevereiro). A matéria destaca os elogios de Orayl :

— Ele é autodidata, mas muito maduro. Quando vi o quadro, percebi seu potencial, principalmente na questão das cores. Pelotas não pode perder esse artista.

Leonardo trabalha como acupunturista, já estudou engenharia, e vem descobrindo seus modos e técnicas de expressar-se pela arte: esboça com carvão e pinta somente a óleo. Como exercício de exploração e autodescobrimento, ele reelabora quadros de pintores reconhecidos.

Um exemplo dessa técnica de inspiração é "A fonte" (dir.), uma releitura que Leonardo fez do quadro "O Hussardo" (abaixo) de Carl Spitzweg (1808-1885).

Se o mestre alemão se concentrou na expressão realista e contrastante das luzes e sombras matinais, o aprendiz gaúcho mostra mais sua amabilidade e otimismo, evitando as asperezas e preferindo os traços curvos.

Vemos, assim, que o curador teve bom olho para detectar um artista em potencial e aqui o apresenta em fase de preparação para dizer com autonomia própria suas futuras mensagens.
Imagens: F. A. Vidal (1-2) e da web (Der Usar)

Nenhum comentário: