domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fragata Futebol Clube associa-se à UCPel

Em janeiro passado, na segunda-feira 17, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o novo Centro de Treinamento Fragata Futebol Clube (FFC) assinaram contrato de parceria.

O convênio foi assinado pelo Reitor da UCPel, Alencar Mello Proença, e pelo diretor do Clube, o ex-futebolista pelotense Émerson Ferreira da Rosa, conhecido como capitão da Seleção Brasileira em 2002 (na foto, com o microfone).

Émerson aposentou-se do futebol em 2009, após carreira profissional de 15 anos, e se dedica hoje a fomentar o esporte, a inclusão social e escolar, e a formação de valores esportivos e humanos.

Há poucos meses, o novo clube começou a selecionar adolescentes interessados em participar em seleções sub 13, sub 15 e sub 17, tendo em vista a participação já em 2011. A sede se encontra na Avenida Herbert Hadler, 1875 (setor do Distrito Industrial próximo à BR 116).

Nesta cerimônia, 60 jovens já foram apresentados e conheceram o centro de treinamento, que conta com três campos, alojamento, refeitório, vestiários, academia de ponta, departamento médico e diversas outras dependências (veja notícias de 2010).

Com esta parceria, a Universidade colocará estudantes e professores de Medicina, Fisioterapia, Psicologia e Direito, que farão prática na área esportiva. As negociações, que começaram em 2010, ainda pretendem ampliar a participação dos universitários de outros cursos.

— A ideia é aliar a UCPel com a imagem do atleta, e dar apoio a crianças para a área esportiva — disse a coordenadora de Extensão, Maria Clara Salengue (veja notícia da UCPel).

Além da formação técnica no esporte, os futuros jogadores terão também apoio de psicólogo, dentista e médico, acompanhamento e conscientização com os pais, palestras sobre drogas e programa de proteção ao meio ambiente.

— Nosso objetivo está baseado na formação de atletas profissionais de futebol, e mais ainda de cidadãos, porque o cidadão chega aonde quer — explicou Émerson.

O vice-presidente do Clube, Valdomiro da Silva, ressaltou:
— O nosso trabalho está a serviço dos outros clubes, pois ele atua como trabalho social. Émerson está dando um retorno à comunidade de Pelotas, onde tudo começou (v. Diário Popular de 2003 sobre sua história).

Imagens: UCPel (1) e FFC (2-3)

Nenhum comentário: